Plantas que amamos #1: Dinheiro-em-Penca

Gostar de plantas envolve saber mais sobre elas. A “Dinheiro-em-Penca” é uma queridinha entre os brasileiros. Mas você sabia que ela não se adapta a qualquer ambiente, sobretudo em lugares muito frios?

O “Plantas que amamos” é um velho conhecido dentre os editoriais da Flor & Cultura Jardins. Lá atrás, quando ainda estávamos começando, utilizávamos apenas o Instagram para divulgar os nossos serviços e, fora isso, curtíamos compartilhar por lá um pouquinho do nosso conhecimento sobre as plantinhas que utilizamos em nosso trabalho. Afinal, se você procura por aquilo que fazemos, imaginamos que gostaria de saber um pouco mais sobre esse mundo, não é?

Quando fizemos o rebranding de nossa marca, decidimos que esse era um editorial que não poderia ficar de fora, por dois motivos: 1) Sempre foi um meio de trocarmos experiências sobre plantas; 2) Cada plantinha que utilizamos em nossos Jardins Verticais guarda especificidades que merecem ser divulgadas!

Por isso, hoje trazemos o “Plantas que amamos” para o nosso blog. Para estrear, vamos falar de uma planta beeeem querida dentre nós, brasileiros: Dinheiro-em-Penca ou Tostão.

Dinheiro-em-penca; tostão

Essa plantinha aí de cima é uma herbácea e o seu nome científico é: Callisia repens. Ela pode medir entre 5 e 25cm e, por isso, é considerada de pequeno porte. E se tem uma coisa legal que a gente pode falar sobre ela, é que o “repens”, tem a ver com “réptil”. E sabe por quê?

A Dinheiro-em-penca tem aquilo que chamamos de hábito reptante. Isso significa que, assim como as serpentes e os lagartos, ela “arrasta-se” pelo chão, espalhando-se por toda uma superfície. Por isso, é bem comum vermos, em jardins e vasos, sua utilização como planta de forração.

Além disso, ela também é comumente utilizada como planta pendente, como na foto aí de cima. E fica bem bonito, viu? Porque as suas folhas são cerosas e suculentas.

Dinheiro em Penca; Callisia repens

E agora que você já sabe um pouco mais sobre a Dinheiro-em-Penca, é fundamental que você saiba de uma coisa muito importante: embora seja uma plantinha bem adaptável, ela NÃO resiste a locais de muito frio!

Por isso, se você mora em um local frio, considere outra espécie e saiba que, ao optar por essa, você terá uma grande responsabilidade em relação a cuidados especiais.

E se precisar de uma mão, já sabe, né? É só entrar em contato conosco, que a gente cuida das plantinhas pra você. Para isso, clique AQUI e fale com a gente.

👉 Acompanhe mais dos nossos conteúdos, siga-nos em nosso INSTAGRAM.